SEJA BEM VINDO!

OS ASSUNTOS SERÃO DIVERSOS. TODOS DE GRANDE INTERESSE DOS SERES DE CORAÇÃO ABERTO À VIDA E PRINCIPALMENTE À QUALIDADE DE VIDA.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

1. CONSTRUÇÃO E EXPERIÊNCIAS







Contarei aqui algumas experiências que tive com minha construção. 

Quem sabe posso ajudar alguém a sofrer menos quando estiver fazendo sua construção.


Indignação! 
Como pude gastar tanto em minha construção e no final me dar conta de tanta incompetência na construção civil.
Contratei os pedreiros, que pareciam competentes.
Prometeram entregar a casa pronta, mas isto não aconteceu.
No momento da conversa  eles disseram que  fariam tudo  e me entregariam a casa pronta.
Iniciamos a construção e pouco a pouco eles foram colocando as manguinhas de fora.
Logo no início disseram  que não faziam parte elétrica e nem esgoto.
Levei um susto! Agora eu tinha que me preocupar com eletricista e encanador.
Fui verificar. Liguei para vários. Mas esta história eu conto depois. Foi horrível.
Reclamaram do tempo, mas eles não adotaram um horário certo para o trabalho. Saíam diversas vezes, demoravam demais na hora do café, saía muito cedo. 
Disseram que me entregariam a obra em um ano e terminamos  dois anos e meio depois.
Em uma conversa informal ele disse ( o pedreiro chefe) que também não colocava patentes, porque a última ele tinha quebrado e o dono da casa o fizera pagar.
"Eles estão fazendo como médicos, tratando o paciente por partes."
Agora chegamos à lage. "Tem que comprar concreto usinado, porque nós não vamos fazer concreto, é muito para ser feito." 
Eu nem sabia da existência de concreto usinado. 
Fui atrás e tive que contratar uma empresa que já vem com a massa pronta, os pedreiros  não precisam misturar cimento, cal e pedra, a máquina distribui a massa em cima da lage.
E por aí foi aparecendo coisas novas, por exemplo,  não querer colocar os condutores nas paredes, porque era serviço também do eletricista.
Imaginem uma obra feita assim, de susto em susto!
E mesmo tendo combinado o valor deles que eu fazia questão de pagar mensalmente e certinho, foram dois anos e meio  falando sobre o valor combinado, que era muito barato, que outros estavam cobrando muito mais, etc... 
Foi realmente um cenário!
Mas de tudo o que nos acontece só nos resta tirar o melhor proveito, que é o que aprendemos com isso.


Aprendizado:



  • Não contratar de boca, tudo tem que ser  por escrito e assinado. O que foi dito no momento, qualquer um pode dizer que não foi assim, que você entendeu errado, que jamais isto foi dito. E daí? O que você vai fazer?Como vai provar?
  • Antes de uma construção converse com alguém que já tem experiência e estude  o assunto. Não dá para entregar sua casa nas mãos de outras pessoas pensando que elas sabem o que fazem. Nem sempre é assim.
  • Faça recibos de todos os pagamentos. Não é só por desconfiança, você também pode esquecer os valores pagos e a confusão pode ser grande.
  • Logo no início compre uma pasta onde vai arquivando todos os papéis, daquelas com furos, compre também um perfurador. Assim, os papéis não ficarão por aí e você saberá sempre aonde recorrer,  e sem stress.
  • Boa sorte!
Jade







Nenhum comentário:

Postar um comentário